terça-feira, 1 de agosto de 2017

073 - O Monstro de Peladon

Divulgação
O Monstro de Peladon, ou The Monster of Peladon, é o quarto e penúltimo arco da 11ª Temporada, e foi transmitido entre 23 de Março e 27 de Abril de 1974.

Sinopse:

No planeta Peladon há uma luta de poder entre os mineiros de trisilicato e a classe governante, com os mineiros sob a liderança de Gebek e Ettis que pedem melhores condições. A governadora do planeta, a rainha Thalira, filha do rei Peladon, simpatiza com eles, mas sabe que seu planeta é vital para proporcionar à Federação Galáctica material necessário para uma guerra que ela está travando. Contudo, o chanceler Ortron tenta convencer a rainha de que essa presença alienígena é maléfica ao planeta. Enquanto isso, outra presença alienígena chega à cidadela: o Doutor, que anseia encontrar rostos amigos, e Sarah Jane Smith.

Notas do Revisor:

O mineral recebeu o nome de trisilicato porque Barry Letts viu o nome na parte de trás de um tubo de pasta de dente como um dos ingredientes.

A Maldição de Peladon foi transmitida durante a greve de mineiros de 1972 no Reino Unido, que provocou em muitas áreas do Reino Unido apagões elétricos programados. Isso pode explicar a queda de espectadores nos últimos episódios desse arco. Segundo as notas do DVD The Peladon Tales, essa ação industrial inspirou parcialmente a história deste arco.

No Episódio 3, Sarah Jane fala sobre "liberação feminina". O "women's liberation movement", no original, foi um movimento de pensamento feminista que lutava pela igualdade legal e social para as mulheres e emergiu nos EUA, Reino Unido e outros países desenvolvidos no final da década de 1960 e persistiu ao longo da década de 1970. Feministas e acadêmicos definem esse momento como a segunda onda do feminismo.

Download das Legendas

Download dos Episódios