segunda-feira, 24 de julho de 2017

144 - Tempo e a Rani

Divulgação
Tempo e a Rani, ou Time and the Rani, é o primeiro arco da 24ª Temporada, e foi transmitido entre os dias 7 e 28 de Setembro de 1987.

Sinopse:

A Rani está de volta, depois de seu último encontro com o Doutor, com outro maligno esquema científico. Aproveitando-se de uma suspeita amnésia que o recém-regenerado e instável Sétimo Doutor está passando, a Rani espera conseguir o controle de um asteroide, que se aproxima, composto inteiramente de Matéria Estranha. Pode o Doutor estar sendo usado com sucesso para a experiência maléfica da Rani, e o que estará por trás da porta que a Rani não permite o Doutor passar?

Notas do Revisor:

Charles Percy Snow, citado no Episódio 2, foi um físico, químico e escritor britânico, criado para a nobreza em Leicester, também ocupou cargos civis e governamentais em seu país. É mais conhecido pela série de romances Strangers and Brothers e pela palestra The Two Cultures, em que lamenta o abismo entre os cientistas e os "intelectuais literários". Hipátia, também citada no Episódio 2, foi uma filósofa pagã que se destacou nos campos de matemática e astronomia, além de lecionar na Escola de Alexandria. E a Sra. Malaprop, citada no Episódio 4, é a guardiã de meia-idade de Lídia, da peça The Rivals, de Richard Brinsley Sheridan.

Apesar de esta ser a primeira história do Sétimo Doutor, ela foi escrita antes de Sylvester McCoy ser escolhido para o papel, por isso a história não foi ajustada à interpretação do ator do personagem. Como o intérprete do Sexto Doutor, Colin Baker, recusou participar da sequência de regeneração, Sylvester McCoy precisou vestir o vestuário de seu predecessor e uma peruca loura encaracolada, e filmar a sequência completa ele mesmo.

O Sétimo Doutor provou vários vestuários de Doutores anteriores: o casaco de pele do Segundo Doutor, a jaqueta de smoking do Terceiro, o casaco e o cachecol do Quarto e o traje de críquete do Quinto. Também passa grande parte do tempo da história vestindo o casaco de retalhos coloridos do Sexto, a primeira vez em que um Doutor ficou com as roupas do seu predecessor por um longo período de tempo no lugar de mudar imediatamente depois da regeneração.

O título provisório da história era Matéria Estranha (Strange Matter). Loyhargil, o substituto para a Matéria, é um anagrama de "holy grail" (Santo Graal). Ken Trew criou a vestimenta do Sétimo Doutor baseando-se em um traje de golfista da década de 1930.

Wanda Ventham e Donald Pickering apareceram anteriormente em Os Sem Rosto. Donald Pickering também apareceu em As Chaves de Marinus.

A história inclui uma sequência pré-créditos em que a TARDIS cai em Lakertya. É a terceira vez na história da série em que algo do tipo ocorre. Castrovalva e Os Cinco Doutores foram as anteriores. Só mais uma história da Série Clássica, Recordação dos Daleks, teria esse tipo de sequência. Essa prática converteu-se em padrão a partir do segundo episódio da Série Atual.

O local de filmagens do planeta Lakertya, incluindo o exterior do laboratório da Rani, era Cloford Quarry, em Somerset, na Inglaterra. Esta história foi a primeira em que a abertura foi feita por computador, e muitos dos efeitos especiais , como a bolha que pega a Mel, também foram feitos por computador, principalmente usando uma nova versão do computador Quantel Paintbox que a equipe da série possuía desde 1980. Keff McCulloch fez a nova melodia, utilizada até o final da Série Clássica.
Download das Legendas
Episódio 1
Episódio 2

Download dos Episódios

Arte Relacionada:
DeviantArt
Veja Também...