terça-feira, 30 de dezembro de 2014

019 - Missão ao Desconhecido*

Divulgação
Missão ao Desconhecido, ou Mission to the Unknown, é o segundo arco da 3ª Temporada, e foi transmitido em 9 de Outubro de 1965.

*Este arco contém o Episódio Único reconstruído. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Sinopse:

Marc Cory e Gordon Lowery estão presos no planeta Kembel tentando consertar sua nave que caiu, enquanto plantas Vargas estão a procura de novas vítimas e os Daleks convocam uma reunião para os representantes das galáxias tirarem dúvidas e concordarem com os planos de conquista.

Notas do Segundo Revisor:

Legendas publicadas originalmente no Universo Who.

Como um episódio planejado do Planeta de Gigantes não foi produzido, resolveram produzir um arco a mais com um único episódio, funcionando como prólogo de um dos maiores arcos do programa: O Plano Mestre dos Daleks.

Terry Nation escreveu parte desse episódio na tentativa de criar uma história sobre os Daleks que não incluísse o Doutor e seus acompanhantes, para poder desenvolver e vender o argumento de uma série dos Daleks fora do universo de Doctor Who. Foi feita uma abordagem da série em contos e quadrinhos para o livro Dalek Outer Space Book, de 1965. Um piloto intitulado Os Destruidores (The Destroyers) foi escrito, mas a série nunca foi vendida.

É possivelmente o arco que mais gera confusão sobre o título usado. Todos os arcos de Doctor Who desse período não tinham título na tela, apenas referidos por códigos de produção ou um título interno da equipe. Missão ao Desconhecido gera confusão por não ser referido como um arco, mas como um "episódio de corte", um apêndice para outro arco. Foi vendido internacionalmente como "Episódio de Corte dos Daleks" (Dalek Cutaway), sem oferecer nenhum código de produção. Quando os fãs começaram a reunir documentos de produção encontraram Episódio de Corte dos Daleks e Missão ao Desconhecido como nomes do mesmo episódio, sendo, por fim, esse último definido como título oficial.

Esse é o único episódio de toda a série em que não aparece nem é referenciado o Doutor nem a TARDIS. Apesar disso, o William Hartnell ainda é apresentado como Dr. Who nos créditos, pois seu contrato especificava que seria creditado em todos os episódios.

Os delegados alienígenas que aparecem no quartel general dos Daleks em Kembel voltariam em O Plano Mestre dos Daleks com novos atores e algumas mudanças de maquiagem e figurino, levando a certa confusão de quem é quem, só havendo uma clareza quando o episódio Dia do Apocalipse desse grande arco foi devolvido aos arquivos da BBC.

Download das Legendas

Download dos Episódios